18.12.17

BIBLIOGRAFIA GERAL *

Cinema de Boca em Boca - Críticas de Inácio Araujo, de Juliano Tosi (org.) (Imprensa Oficial) disponível para download aqui

Nova História do Cinema Brasileiro – org. Fernão Ramos e Sheila Schvarzman (Sesc)

Dicionário de Filmes Brasileiros (Longas – 2009) – Antonio Leão da Silva

O Cinema no Século – Paulo Emilio Salles Gomes (Cia. das Letras)
Uma Situação Colonial? – Paulo Emilio Salles Gomes (Cia. das Letras)
Encontros com Paulo Emilio – org. Adilson Mendes (Azougue)
Joaquim Pedro de Andrade – Luciana Correa de Araujo (Alameda)
Bernadet 80 – org. Ivonete Pinto e Orlando Margarido (Abraccine)
Revisão Crítica do Cinema Brasileiro – Glauber Rocha (CosacNaify)
Ensaios de Cinema Brasileiro – Andrea Ormond (Cinema Estronho)
Viagem ao Cinema Silencioso do Brasil – org. Samuel Paiva e Sheila Schvarzman (Annablume)
Sobre Direção de Cinema – David Mamet (Ed. Civilização Brasileira)
Hiroshima Mon Amour no Brasil – Alessandra Brum (Annablume)
O Cinema Musical Norte-Americano – Paulo Roberto Ferreira Cunha (Annablume)
Notas sobre o Cinematógrafo – Robert Bresson (Iluminuras)
Conversas com Kubrick – Michel Ciment (CosacNaify/Mostra)
Conversas com Scorsese – R. Schickel (CosacNaify/Mostra)
Cinema e Anarquia – Isabelle Marinone (Azougue/Cinemateca Brasileira)
Conversas com Woody Allen – Eric Lax (CosacNaify)
Sombras e Sons – Walnice Nogueira Galvão (Lazuli)
Imagens da Mulher – Georges Duby e Michelle Perrot (Edições Afrontamento)
Sobre a História do Estilo Cinematográfico – David Brodwell  (Unicamp)
Lendo as Imagens do Cinema – Laurent Jullier e Michel Marie (Senac)
Nouvelle Vague e Godard – Michel Marie (Papirus)
Cinema e Mercado – org. Alessandra Medeiros (Escrituras)
Tim Burton – org. Laura Canepa (Cinema Estronho)
A Mise-en-Scène no Cinema – Luiz Carlos Oliveira Junior Unicamp)
Feminino e Plural – org. Karla Holanda (Papirus)
Figuras Traçadas na Luz - David Bordwell (Papirus)
Introdução ao Documentário – Bill Nichols (Papirus)
Ver e Poder – Jean-Louis Comolli (UFMG)
Manoel de Oliveira – Diversos (CosacNaify/Mostra)
História do Cinema Mundial – Mark Cousins (Martins)

Catálogos do CCBB (encontráveis em pdf no site da instituição)
Alain Resnais e a revolução discreta da memória
Aventura Antonioni
John Ford
Clint Eastwood – Clássico e Implacável
Oscar Michaux – O cinema negro e a segregação racial
 Hitchcock
Yasujiro Ozu – Emoção e Poesia
O Cinema É Nicholas Ray
Fritz Lang – O Horror Está no Horizonte
Douglas Sirk – O Príncipe do Melodrama
Samuel Fuller – Se Você Morrer Eu Te Mato
Buster Keaton – O mundo é um circo
Godard Inteiro ou O Mundo em Pedaços
Compreender o Cinema, de Antonio Costa (ed. Globo)
O Cinema - Ensaios, de André Bazin (ed. Brasiliense)
O Cinema como Arte, de Rudolf Arnheim (ed. Aster - Lisboa)
A Experiência do Cinema, org. Ismail Xavier (ed. Graal)
O Gênio do Sistema, Thomas Schatz (ed. Companhia das Letras)
Hitchcock/Truffaut, de François Truffaut (ed. Companhia das Letras)
Cinema – O Mundo em Movimento, de Inácio Araujo (ed. Scipione)
Fragmentos para uma Autobiografia, de Roberto Rossellini (ed. Nova Fronteira)
Por um Cinema sem Limite, de Rogério Sganzerla (Azougue Editorial)
Dicionário Teórico e Crítico de Cinema, Jacques Aumont e Michel Marie (Papirus)
As Teorias dos Cineastas, de Jacques Aumont (Papirus)
Cinema Mundial Contemporâneo, de Mauro Baptista e Fernando Mascarello (orgs.) (Papirus)
O Jogo da Reinvenção - Charlie Kaufman e o Lugar do Autor no Cinema, de Cecília Sayad (Alameda Editorial)
Ecos do Cinema - org. Ivana Bentes (ed. UFRJ)


Antologias críticas:
Um Filme É um Filme, de José Lino Grunewald (ed. Companhia das Letras)
A Palavra Náufraga, de Antonio Gonçalves Filho (ed. Cosac & Naify)
O Prazer dos Olhos, de François Truffaut (Jorge Zahar ed.)


Sites:
Dicionários de Cinema: http://dicionariosdecinema.blogspot.com/


Outras leituras:
Ao longo do curso serão indicados textos específicos sobre alguns dos assuntos e realizadores abordados.


* Não se trata de textos de leitura obrigatória, mas de sugestões de leitura